Sistema circulatório
Olá, vamos falar mais um pouco sobre a anatomia dos anfíbios e o tema de hoje é o sistema circulatório, mas antes temos que conhecer alguns tipos de sistema circulatórios.
Aberto: quando o sangue circula também fora de vasos, caindo em cavidades entre os órgãos.
Fechado: o sangue fica apenas dentro dos vasos sanguíneos.
Simples: é aquele em que o sangue passa apenas uma vez pelo coração.
Duplo: nesse tipo de circulação, o sangue passa duas vezes pelo coração durante um ciclo.
Incompleto: o sangue rico em gás oxigênio e o sangue rico em gás carbônico se misturam no coração.
Completo: é aquela em que o sangue rico em oxigênio não se mistura com o sangue rico em gás carbônico.
A circulação dos anfíbios é fechada, dupla e incompleta e o coração possui 3 cavidades (2 átrios e 1 ventrículo). O sistema circulatório dos peixes também é fechado, mas é simples, completo e o coração possui apenas duas cavidades (1 átrio e 1 ventrículo).
Como funciona a circulação dos anfíbios:
![]() |
Imagem: https://matheuswagnerbioifes.wordpress.com/2011/04/09/circulacao-sanguinea-de-peixes-anfibios-repteis-mamiferos-e-aves/ |
O sangue que vem do corpo é rico em gás carbônico e pobre em gás oxigênio, isso porque forneceu oxigênio para os tecidos do corpo, este é chamado sangue venoso. O sangue venoso passa pela veia cava e penetra o coração pelo átrio direito, o sangue é levado para o ventrículo que o bombeia para a aorta e segue para a artéria pulmonar e chega ao pulmão e pele onde ocorre a hematose. Hematose é a troca gasosa, agora, esse sangue venoso (rico em gás carbônico e pobre em gás oxigênio) passa a ser sangue arterial (rico em gás oxigênio e pobre em gás carbônico). O sangue sai pela veia pulmonar e acessa o coração pelo átrio esquerdo, o sangue novamente vai para o ventrículo e é bombeado para a aorta, mas dessa vez vai em direção ao corpo. O sangue arterial vai suprir todas as necessidades energéticas do corpo, e todo o processo se repete.
Comentários
Postar um comentário