Produtos e co-produtos da rã-touro

    Bom, sabemos que o principal objetivo da criação de rãs é a produção da carne, você já se perguntou o valor nutricional da carne de rã?



Em termos de digestibilidade, ela é uma carne leve e que possui todos os aminoácidos necessários para o ser humano, o que faz dela uma carne completa. Possui baixo percentual de gordura (hipocalórica) e tem uma baixa capacidade de induzir processos alérgicos.

No Brasil, a carne de rã não é um produto muito conhecido, e nem mesmo muito atrativo. Geralmente a parte mais importante das rãs são as pernas, mais conhecidas e comercialmente chamadas de coxas, elas representam 70% da carcaça do animal já limpo.

    A maioria das pessoas ainda relaciona rã com lugares sujos, o que acaba fazendo com que haja um certo receio em consumir essa carne. As embalagens desses produtos também possuem bastante influência quanto a atratividade da carne de rã.

  


Na figura 1, a forma como a carne está exposta não valoriza o produto, algumas pessoas chegaram a dizer que a imagem da rã congelada lembra um feto, o que não é nada bom para o comércio.

Já na figura 2, a embalagem cobre maior parte do produto, as cores chamam atenção e os pratos representados dão bastante água na boca.

Há vários pratos que podem ser feitos com a carne de rã, como patê, lasanha, nuggets, farinha, bolinhos assados



 

 

 

 

 

 

 

 Patê de rã. Imagem: EMBRAPA

 



 

 

 

 

Croquete de rã,

  Além da carne, o tecido adiposo (gordura) da rã é usado principalmente na área dos cosméticos, como shampoos e condicionadores de cabelo.



        A pele da rã pode ser utilizada como couro para roupas, relógios, sapatos, artesanatos, bolsas e também possui utilidade de tratamento medicinal, para tratar queimaduras.

Artesanato com couro de rã. Imagem: https://ranashaw.com/artesanatos-com-couro-de-ra.html

Antes de encerrar o assunto, gostaríamos de lembrar que a ranicultura vivencia um ciclo vicioso onde os produtos acabam não sendo comprados pelos consumidores por ser um produto de custo caro e pouco atrativo a eles. E isso se dá a um produto limitado, fazendo com que a produção seja baixíssima, a forma que é apresentada para podermos sair deste ciclo é melhorando estratégias de marketing, aperfeiçoando a imagem do produto, fazendo com que o cliente se interesse.

 


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