Projeto Tamar

Olá!! bem-vindos a ultima postagem do blog "Info répteis e anfíbios", foi uma jornada bem legal, não acha?? 😁

O tema de hoje, como podem ver no título, é o projeto Tamar. Esperamos que gostem!

     O Tamar é um projeto de pesquisa e conservação de tartarugas marinhas, os veterinários trabalham principalmente fazendo a manutenção dos animais de cativeiro, fazendo com que eles vivam bem.

     Esse projeto foi criado em 1980, quando estudantes de limnologia estavam no nordeste brasileiro e se depararam com os chamados “tartarugueiros”, essas pessoas tinham o costume de matar as tartarugas para se alimentar da carne, assim como também consumiam os ovos dos animais. Inicialmente, os estudantes fundaram 3 primeiras bases no nordeste, após estudarem praias que eram locais de desova, foram criando outras.  

    As principais causas de morte de tartarugas marinhas é pela pesca incidental e pelo lixo, principalmente o plástico, pois as tartarugas veem e não conseguem distinguir da comida, pois não libera cheiro.

    Existem  7 espécies de tartarugas marinhas, mas apenas 5 ocorrem no Brasil, são justamente essas pelas quais o projeto Tamar é responsável.

Tartaruga Oliva (Lepidochelys Olivacea):

 

https://www.tamar.org.br/tartaruga.php?cod=21

É a menor das 5 espécies, se alimenta principalmente de camarão em função disso, ela sofre muito com o arrasto e com a pesca do camarão.

Tartaruga de Pente  (Eretmochelys Imbricata)

 

https://www.tamar.org.br/tartaruga.php?cod=19

Antigamente, essa era a espécie que mais matavam, por acharem o casco muito bonito e usa-lo para produzir pentes, armações de óculos.

Tartaruga Cabeçuda  (Caretta Caretta)

https://www.tamar.org.br/tartaruga.php?cod=18

 

Espécie que mais desova no litoral brasileiro, tem preferência em animais mais duros e por isso tem uma mandíbula mais expandida.

Tartaruga Verde (Chelonia Mydas)

https://www.infoescola.com/repteis/tartaruga-verde/
 

Segunda maior espécie de tartaruga marinha, é mais comum no sul do Brasil e tem preferência em algas marinhas.

Tartaruga de Couro ou Gigante  (Dermochelys Coriacea).

https://www.tamar.org.br/tartaruga.php?cod=22
 

A maior das espécies, pode chegar a até 900 quilos na fase adulta, é um animal das profundezas do mar, podendo mergulhar até mil metros de profundidade.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tartarugas da amazônia

Características dos anfíbios

Sistema respiratório